sábado, 12 de abril de 2008

Educação ao telefone

Alguém sabe como dispensar educadamente aquelas pessoas que te ligam para oferecer assinatura?
Não só isso, mas para fazer pesquisa, plano de telefone, cartão do banco e afins. Eles ligam nas horas mais impróprias, te irritam até não poder mais, mantêm a calma quando você se estressa e se ofendem na sua menor reação. O exemplo foi hoje. A sala estava fechada com remédio de matar mosquito saindo pelas paredes. Toca o telefone, eu vou atender. Quem sabe das minhas alergias, sabe o quanto é legal pra mim ficar numa sala cheia de remédio pra mosquito:

-Boa tarde, com quem eu falo?
-Susana.
-Boa tarde Sra. (odeio que me chame de senhora) Susana. Aqui é do Jornal O GLOBO, gostaria de falar com a Sra. sobre como você recebe suas notícias.
-Você quer falar sobre assinatura do jornal? (Eu achei que a resposta fosse óbvia né?)
-Mas eu ainda nem falei sobre o que eu quero falar a Sra já acha que eu quero vender assinatura!

-Pausa-
O cara parecia que ficou meio ofendido nessa hora. Mas o que eu posso fazer? Uma pessoa liga pra minha casa e diz que é do Jornal O GLOBO. Pra mim ele quer falar de assinatura. O que eu ia esperar, que ele quisesse uma entrevista? Ele continuou depois disso.
-Continua-
-Fazendo sua assinatura (EU JÁ SABIA!) você recebe o jornal na sua casa, tem acesso ao globo on-line....
E por aí foi. Se ele tivesse respondido a minha pergunta no início com sinceridade ele teria poupado o tempo dele e poderia ter ligado para outra pessoa que quisesse a assinatura.
Entende o que eu quis dizer? Eu respondi numa boa e o cara achou um absurdo eu pensar que ele estava ligando para falar de assinatura. Claro... Por que ele poderia estar ligando simplesmente para saber como eu estava, já que eu não dava notícias à muito tempo... ¬¬'
Outro dia uma mulher ligou do meu banco querendo falar comigo:
-Porque esse seguro é muito bom. Em caso de incapacitação (já comecei a ficar com medo), você recebe tantos reais. Você tem filhos?
-Não.
-Pais?
-Tenho. (Meu Deus! Ela agora vai ameaçar a minha família!!!)
- Pois então, no caso da sua falta (... que jeito sutil de falar "se você bater as botas") eles é que receberão essa quantia. No pacote também está incluído o Seguro pós vida que se encarrega de tudo no caso de...(Cortei ela logo nessa parte!)
Que coisa! Eu estava tão bem na minha casa, me liga alguém que nunca vi na vida pra me falar que o dinheiro fica pros meus pais se eu morrer. Deus me livre!
Enfim... vai entender! Acho que não tem jeito de agradar essas pessoas que nos ligam para oferecer serviços. Mas se for para ofender, tente adivinhar o que eles querem com o telefonema. Isso vai deixar eles com bastante raiva!

Nenhum comentário: